quarta-feira, 17 de março de 2010

Reiventando a publicidade


Em entrevista ao site Folha Online, o futurólogo Gerd Leonhard, do wall street journal, afirma que, atualmente, as propagandas bem sucedidas tem fugido de anúncios estáticos. As mídias sociais alteraram o molde original, dando lugar a games, aplicativos e widgets, por exemplo. E com isso, tende a aproximar muito mais a relação: produto x consumidor.
Leonhard atribui esse novo momento à “explosão da internet móvel e mídia social e em tempo real, como Twitter e Google Buzz” e comentou também que precisa haver uma fusão entre a publicidade e o conteúdo, “a publicidade deve se tornar conteúdo, a fim de ser realmente bem-sucedida na internet”, afirma.
A utilização da internet para campanhas publicitárias funciona quando se compreende melhor a estruturação do meio e como a pulverização do público movimenta e aperfeiçoa os negócios online. No exterior, o fenômeno do avanço rápido de novas empresas, negócios e serviços na internet tem sido chamado de Web 2.0. Se alguém duvidava que fosse possível fazer “big money” com serviços online, veio o Google para desmentir a todos, com faturamento de 6 bilhões de dólares. Também contrariando expectativas, a Amazon.com atravessou toda crise de 2000 e está aí, dando lucro e preparando-se para entrar em novos mercados, como o de comercialização de música digital.
No Brasil, o comércio eletrônico cresce ano após ano e alcançou - com vendas no varejo - 9 bilhões de reais em 2005. Além disso, somos campeões mundiais em tempo de navegação. Por isso é inegável que a internet alcançou a maioridade. Um dos principais motivos, certamente, é a sua estruturação como mídia organizada e relevante para a veiculação de publicidade. As tecnologias digitais hoje permitem a inserção até de filmes interativos, com qualidade audiovisual igual à da tevê. Sites e portais estabeleceram departamentos de mídia organizados. As formas de mensuração do retorno da publicidade online são muito mais completas. É possível saber, em tempo real, quanto tempo uma pessoa assistiu a um comercial e até de que forma. Para especialistas no assunto , o grande popularizador da publicidade digital e da mídia internet são os links patrocinados. Com tudo isso, o avanço mais consistente da publicidade digital depende da ampliação do público.
Desigual em tantos setores, o Brasil está em dívida na área digital. É uma questão de justiça e de inteligência promover a inclusão. Precisamos de mais. Pois, grandes massas em rede, é certeza de grandes anunciantes em rede também.

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