quarta-feira, 17 de março de 2010

Boom da interatividade


Desde que a internet passou a ser o grande boom para a publicidade, os grandes empresários passaram a enxergá-la como forma de interatividade com o público consumidor.
A publicidade interativa, atualmente, responde por R$300 bilhões na atividade econômica dos EUA, segundo estudo da Harvard Business School para o IAB, Interactive Advertising Bureau.
No Brasil são inúmeras empresas que também fazem o mesmo. Elas apostam numa “relação mais próxima” com o seu público. Desta forma criam campanhas publicitárias nas quais os próprios consumidores são “usados” como forma de vender o produto. Neste site (http://www.publicidadeinterativa.com/) vocês encontrarão vários modelos de campanhas e promoções que utilizam a interatividade.
A internet, sustentada pela publicidade, representa 2,1% do produto interno bruto americano, empregando diretamente 1,2 milhão de americanos com salários acima da média em empregos que não existiam há 20 anos. Além disso, 1,9 milhões de pessoas trabalham em funções que apóiam os que têm empregos diretamente ligados à internet. Ou seja, um total de 3,1 milhões de americanos estão trabalhando no 'ecossistema interativo' - atividades como ecommerce, email, conteúdo sustentado por publicidade, sites corporativos etc.
Com o tempo a interatividade irá diminuir ainda mais as audiências dos comerciais. Por conta disso, as agências de publicidade têm sugerido aos grandes anunciantes que participem mais do conteúdo da programação. “Com o crescimento da interatividade e interesse dos usuários por novos serviços na web, os espaços publicitários são fundamentais para as empresas, que precisam se destacar dos concorrentes, por meio de campanhas criativas e diante dos mais diversos públicos. E, no Apontador, os anunciantes poderão usar recursos inovadores e criativos, o que possibilita uma grande exposição e diferenciação”, disse Rafael Siqueira, CTO do Apontador, portal de localização que vem apostando em parcerias com ações de publicidade interativa.

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