sexta-feira, 23 de abril de 2010

Publicidade Mobile


Para uma população de cerca de 180 milhões de pessoas, o Brasil tem cerca de 179 milhões de aparelhos celulares (De acordo com a Anatel), quase 1 aparelho para cada Brasileiro.
Com a ascensão das novas tecnologias móveis (internet 3G e celulares com receptores wireless), abrem-se cada vez mais possibilidades para utilização de publicidade através dos celulares. Até mesmo o ministério da Saúde está reforçando campanhas de vacinação via SMS. Além disso, pesquisas indicam que a Propaganda nos dispositivos móveis chega a ser mais eficaz que na internet. As Campanhas por dispositivos móveis geram crescimento de 12% nas compras. Apesar desse potencial, poucas empresas de publicidade já utilizam efetivamente publicidade via celular, ou dominam a linguagem e modos de abordagem do meio. O que os consumidores esperam é que, com o aumento de celulares no país, cada vez mais tenha-se acesso a todos os recursos que os mobiles podem nos oferecer, assim como a diminuição de custos tanto dos aparelhos como dos serviços, que aqui no Brasil são alguns dos mais caros do mundo.

Liderança "Twiteira"

Só pra não perder o ritmo das postagens aqui do blog falando do twitter, achei válido postar essa notícia que fala da ascensão dele como principal rede social web no Brasil.Até o Youtube, menina do olhos para o Google, vem perdendo fôlego por causa do twitter. Pelo modo como caminham as coisas, quando o mercado publicitário Brasileiro começar a utilizar toda a pontencialidade do Twitter, logo logo não serão só os Britânicos que vão reclamar dos já famigerados "promoted tweets".

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Britânicos já declaram estar incomodados pelos "Promoted Tweets"


Parece que o longo tempo de funcionameno do Twitter livre de modelos formais de publicidade "acostumou mal" os usuários - nestes tempos em que a constante enxurrada de propaganda online costuma aborrecer os internautas, o microblog era considerado uma das telas mais "limpas" da web.
Segundo uma pesquisa realizada na Inglaterra pelo site Groupola, que entrevistou 1219 usuários do Twitter, 68% dos internautas declararam estar irritados com a ideia de mensagens comerciais pagas aparecendo no site, enquanto apenas 24% demonstraram interesse nos "tweets promocionais"; os 8% restantes não opinaram.
Será que o restante do mundo seguirá a tendência britânica? Enfim, o que se sabe é que ou os twitteiros terão que se acostumar à propaganda, ou o site deverá escolher um lugar que incomode menos para alocar seus anúncios, porque certamente a escalada do Twitter rumo ao alto faturamento com publicidade está apenas começando.

sábado, 17 de abril de 2010

Bob Dylan e Publicidade Interativa


Vi esta dica num antigo post do blog do GJOL e achei que, apesar de não ser novidade, valia a pena resgatá-la aqui. Além de ser uma criação excelente e bastante criativa, é representativa de um modelo interativo de fazer publicidade que, afinal, é o que de mais particular e inovador o mundo da propaganda encontrou na Internet.
Trata-se de um website criado pela equipe do lendário cantor e compositor Bob Dylan para promover a coletânea Dylan Greatest Songs. Numa alusão ao clássico "videoclip" da canção Subterranean Homesick Blues, o internauta escreve uma mensagem em dez diferentes quadros que depois aparecem no vídeo sendo descartados por Dylan. No filme original, a sucessão de quadros compunha a letra da música; na versão publicitária, irão compor a mensagem criada pelo visitante. Depois de pronto, o vídeo pode ser enviado por email.
Quem não conhece o video que inspirou a propaganda (na verdade é um trecho do documentário Don't Look Back, de 1965) e ficou com vontade de conferir, aí está:


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mais sobre Publicidade no Twitter


Quem achou estranho o Twitter ter demorado tanto para desenvolver um modelo próprio de publicidade provavelmente não desconfiou se tratar de uma manobra metodicamente planejada pelos criadores: "Através dos anos, nós resistimos em introduzir um modelo tradicional de publicidade online porque queríamos optimizar o site, valorizando-o antes de lucrar", declarou Biz Stone, co-fundador do popular site para twittadas.
Esta semana, Stone ensejou diversas discussões e notícias sobre o assunto nos meios digitais através de postagens em blog onde divulgou informações e impressões sobre o novo modelo publicitário.
Até o que se sabe, a propaganda invadirá o twitter através de certos "promoted tweets", ou "sponsored tweets", que virão acima da página de buscas do site ou no lugar das twittadas comuns. Marcas como Sony Pictures, Starbucks, Best Buy, Red Bull e Virgin America já teriam demonstrado interesse em anunciar no Twitter.
Segundo especulam analistas, o valor do "microblog" estaria girando em torno de U$1 Bilhão.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Publicidade digital e games.

A utilização da publicidade em games tem crescido de forma impressionante. Ela tem sido usada para atingir públicos específicos, já que nos jogos online , diferente da televisão e outras mídias que por mais que você selecione os programas, sempre terá uma parcela de audiência que não será impactada,nos jogos On-line é possível determinar quem e quantos viram a peça publicitária em tempo real. Outro fator que favorece os games e que neles a publicidade bem aplicada atinge em cheio o publico alvo, pois quem adquiriu um determinado game é porque gosta do gênero e se houver publicidade inserida nele será voltada para algum produto que seja de acordo com o seu perfil. Sem contar que cada vez mais a publicidade vem sendo barrada, Outdoors proibidos etc. Uma boa saída é divulgar essa publicidade em um ambiente virtual, onde não há restrições físicas, e que por enquanto é um universo pouco explorado e altamente lucrativo tanto para a desenvolvedora quanto para o anunciante. A previsão é de ainda mais crescimento. Estima-se que que o gasto com publicidade em jogos saltará dos US$ 80 milhões em 2005 para mais deUS$ 400 milhões em 2010(segundo dados de uma consultoria norte americana), uma aumento muito significativo.

Os ARGs

Os Alternate Reality Games (ARGs), jogos que misturam o real com o virtual em experiências fantásticas, tem sido um dos games mais utilizados pela publicidade. O vídeo abaixo é um exemplo da utilização desses jogos para promover produtos. Neste caso o arg é o Obsessão Compulsiva e é usado para a promoção do filme Meu Nome Não é Johnny. Confiram.